“O que distingue a Pedagogia Waldorf de outras teorias pedagógicas é o fato de basear-se numa observação íntima do ‘ser criança’ e das condições necessárias ao desenvolvimento infantil.”
Rudolf Lanz
A Pedagogia Waldorf foi idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, na Alemanha. Reconhecida hoje como uma educação de vanguarda, foi apontada pela Unesco como a pedagogia que pode responder aos desafios educacionais, principalmente nas regiões de grandes diferenças culturais.
O método pedagógico baseia-se numa visão ampliada e completa do ser humano e de seu desenvolvimento, uma visão na qual as crianças são consideradas em seus aspectos individuais e nas particularidades de sua faixa etária. Procura-se dar condições para que cada indivíduo descubra e alcance seu potencial, desenvolvendo seus talentos. A formação de pessoas livres, sensíveis e criativas fundamenta-se nos valores da fraternidade e responsabilidade. A arte, a consciência de grupo, uma alimentação saudável e a relação respeitosa e produtiva com a natureza estão presentes no dia a dia da escola. Procura-se desenvolver o “pensar” de forma adequada a cada faixa etária, em sintonia com sentimentos equilibrados e fomentando a força de vontade e a determinação, buscando com isso formar pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o desenvolvimento do ser humano em seu todo, apreendido em seu aspecto físico, anímico (psicoemocional) e espiritual. Cada criança e adolescente é considerado de acordo com suas características individuais e sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e o querer (agir).
O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes. O cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento de contos, lendas e mitos, até gradativamente atingir-se o desenvolvimento do pensamento mais abstrato, teórico e rigorosamente formal, mais ou menos na época de ensino médio. Essa não exigência de atividades que necessitam de um pensar abstrato muito cedo é também um dos grandes diferenciais em relação a outras pedagogias.
Numa escola Waldorf predomina o exercício e o desenvolvimento de habilidades em vez do mero acúmulo de informações, assim como o cultivo da ciência, da arte e de valores morais e espirituais.