Nossa escola substituiu sistema convencional de mensalidades e bolsas de estudo por modelo em que as famílias avaliam o próprio orçamento para determinar o quanto podem pagar. 

Em 2020, com a crise e a pandemia, muitas famílias sofreram com perdas salariais e precisaram buscar alternativas para reduzir também as despesas. Nossa escola, uma associação sem fins lucrativos, gerida por pais e professores, as famílias que tiveram de rever os acordos financeiros durante o ano foram acolhidas individualmente.

Porém, como o processo de recuperação da economia não deve ser imediato, a EWBEM decidiu implantar um novo modelo de contribuição para 2021. 

Fraternidade:

“…onde o indivíduo dá ao outro o que ele tem e o que pode”

Rudolf Steiner

Trata-se de um sistema baseado na chamada Fraternidade Econômica, em que cada família avalia o próprio orçamento e a disponibilidade de recursos para aplicar na educação dos filhos. Diferentemente do modelo tradicional, com mensalidades estabelecidas para todos os alunos e políticas rígidas para concessão de bolsas de estudos, este sistema permite que cada família contribua com o que tem e pode, e a escola defina o quanto é necessário para seu funcionamento. Sendo necessário um Equilíbrio Saudável entre Receita e Despesa.

Na prática, o processo teve início com a apresentação da proposta de Corresponsabilidade Econômica. Depois as famílias participaram de uma palestra virtual sobre planejamento financeiro, para ajudar na preparação dos orçamentos familiares, com um olhar atento sobre as despesas e métodos para criar um equilíbrio saudável. Com estes dados, cada família foi convidada a preencher um formulário eletrônico com a sua proposta. Com todos os formulários é possível calcular a receita.

A implantação deste modelo exige a transparência nas informações financeiras, por isso todos os dados e relatórios ficam em um ambiente virtual e estão disponíveis para todas as famílias. Outro requisito é a confiança. 

As famílias valorizam a Pedagogia Waldorf e a EWBEM, as pessoas reconhecem os membros da comunidade escolar como parceiros. 

Todos trabalhando juntos para que a escola possa acolher mais famílias e continuar crescendo e se fortalecendo.

VANTAGENS da Corresponsabilidade Econômica :

  • Educação de Qualidade para Todos;
  • Maior número de alunos;
  • Maior diversidade;
  • Modelo Inclusivo;
  • Maior arrecadação para investimento na escola;
  • Potencial Redução de Inadimplência;
  • Simplificação do Processo de Matrícula;
  • Envolvimento de toda comunidade no processo de acolhimento de uma nova família.
  • E a mais importante de todas….

….. A FAMÍLIA assume verdadeiramente a sua corresponsabilidade na criação de seus filhos e dos filhos da comunidade, em conjunto com o Corpo Pedagógico e Mantenedora da Escola.

Fomos inspirados pela Escola Waldorf Guayi, em Embu das Artes, pioneiros neste modelo, somos gratos por todo o apoio e suporte. Desejamos que mais escolas Waldorf implementem a corresponsabilidade econômica com o objetivo desta linda Pedagogia se expandir e acolher mais famílias para transformarem o mundo pela educação.

Estamos te esperando de braços abertos!! 

Entre em contato conosco para mais detalhes sobre o nosso modelo de contribuição.